quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quantas Copas por uma Copa - Vídeo

Produção: Coletivo Aura

Imagens da manhã de domingo, dia 2 de junho de 2013.


Quatro dias antes, na madrugada do dia 29 de maio, a Prefeitura de Porto Alegre, juntamente com a Brigada Militar, prendeu 27 manifestantes que estavam acampados em um parque da cidade, defendendo o espaço contra a polêmica obra de duplicação de uma avenida. Às 4h da manhã, os funcionários do município iniciaram o corte das árvores. Seis horas depois, 57 árvores já haviam sido cortadas.

A necessidade da obra está sendo questionada pela população, pois a prefeitura não apresentou qualquer tipo de estudo de demanda, e nem possíveis alternativas, além da obra não beneficiar o transporte público. Não houve verdadeiro diálogo com a população. Foram realizadas algumas audiências públicas depois do início dos protestos onde não foi dada nenhuma resposta às demandas e críticas apresentadas pelos cidadãos.

A licença ambiental para o corte de 115 árvores foi emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sendo que o então Secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia foi preso pela Polícia Federal, acusado de vender licenças ambientais. Além disso, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, recebeu cerca de R$ 220 mil da empreiteira que está realizando a obra para sua campanha eleitoral em 2012.

Em 2011, o governador Tarso Genro e o prefeito José Fortunati assinaram um protocolo de intenções para realização de uma etapa da Fórmula Indy na Capital e, coincidentemente ou não, o trajeto proposto para a corrida passa pela área onde foi realizado o corte.

Enquanto isso, a mídia local reduz o protesto à mera questão do corte de árvores, ignorando as preocupações da população com a supressão de espaços públicos de convivência e com a priorização do transporte motorizado individual e a conseqüente degradação da cidade.

Música: Cartão Postal por Apanhador Só ( apanhadorso.com )

Referências:
portoimagem.wordpress.com/2011/04/28/formula-indy-dara-visibilidade-internacional-a-porto-alegre-diz-tarso-genro/

Nenhum comentário: